1. Central de Atualidades
  2. Reportagens
  3. Índios (que sobraram) do Brasil

O pai do Xingu

Orlando Villas Boas, mais de meio século dedicado aos índios.

Em 1944, Orlando Villas Bôas deixou São Paulo e o emprego em uma multinacional inglesa de petróleo para se aventurar mata adentro. A família veio junto. Ele e os irmãos Álvaro, Cláudio e Leonardo fizeram parte da linha de frente da antológica expedição Roncador-Xingu. O objetivo era fixar núcleos de povoamento no Brasil Central e seguir até Manaus. Tão inóspita era a região que a jornada durou 13 anos! Comandados pelo Marechal Cândido Rondon, os irmãos Villas Bôas empreenderam uma das mais fascinantes aventuras sertanistas e da Antropologia brasileira.

Nessa marcha para o Oeste, uma coisa era inevitável: deparar-se com tribos indígenas de nações isoladas e nunca vistas. Quando confrontados com o imponderável, os expedicionários seguiam o lema de Rondon como se fosse lei: "Morrer se necessário for, matar nunca". Quando faleceu, em 2002, aos 89 anos, Orlando Villas Bôas era o último remanescente da pioneira expedição pelos confins do Brasil Central, que criou 65 cidades e travou contato com mais de 100 tribos. A convivência com os povos xavante, camaiurá, iaualapiti, cuicuro, calapalo, entre outros, tornou-o um profundo conhecedor dos índios do Xingu. Era capaz de falar sete línguas e quatro dialetos.

Seu trabalho ajudou a derrubar duas teses: a de que os índios são "selvagens e violentos" e a de que deveriam ser integrados completamente à sociedade brasileira. Sua maior contribuição para preservar a cultura dos povos nativos foi a criação do Parque Nacional Indígena do Xingu, em 1961, onde habitam 4 mil índios, divididos em 17 aldeias de 30 nações. A defesa dos direitos indígenas lhe valeu duas indicações ao Prêmio Nobel da Paz, em 1971 e 1975.

Antes de morrer, Villas Bôas passava parte de seu dia recolhendo as lembranças de mais de meio século dedicado aos índios para lançá-las em livro. Fica aqui nossa homenagem a um dos maiores defensores dos índios brasileiros.

 

 




Entrevistas
  >José Elias
     Teixeira

  > Eliane Cassol
quarup
  > a lenda
  > Orlando
     Villas Boas
Mapa dos parques e terras indígenas no Brasil
  Povos indígenas mais conhecidos do país
 

Veja como estavam distribuídas as nações indígenas no Brasil antes da colonização.

Outras reportagens >>
 << Voltar