Dá pra erradicar a dengue?

A maioria dos experts diz que não. A doença já se alastrou por quase toda a América. Sem um combate continental, é muito difícil riscar a dengue do mapa. Digamos que o Brasil pudesse, como num passe de mágica, conter o surto e reduzir drasticamente os mosquitos Aedes aegypti dentro de suas fronteiras. Assim mesmo, o risco de novas epidemias não estaria descartado. Na ausência de uma vacina contra a doença, brasileiros que visitassem os países vizinhos poderiam muito bem reintroduzir a moléstia.


Na falta de uma vacina e sem poder erradicar a
dengue, a solução é combater os focos de mosquito.

Bom se a preocupação fosse só o fluxo internacional de pessoas. O turismo doméstico também propaga a dengue. Para se ter uma idéia, durante os quatro dias do carnaval de 2002, o Rio recebeu cerca de 370 mil visitantes, 70% deles de outros estados. Com base nisso, o economista Ib Teixeira, da Fundação Getúlio Vargas, estima que 800 turistas tiveram um motivo a mais para a ressaca da Quarta-feira de Cinzas. Eles levaram a dengue para suas cidades de origem. Por isso, todos devem combater o mosquito, mesmo onde ele ainda não é problema de saúde pública.

Outro motivo que impede a erradicação da dengue é que o controle do mosquito tem de ser feito em cada residência. Com o inchaço das cidades, é impossível repetir o feito de Oswaldo Cruz, que baniu o Aedes aegypti em 1903, enquanto ele espalhava a febre amarela - doença muito mais séria que a dengue - por todo o Rio de Janeiro. Há quase cem anos, o Brasil era um país rural e não havia mais que 20 milhões de brasileiros. O que está ao nosso alcance é manter a dengue sob controle verificando se há focos do mosquito em todas as casas e locais de trabalho.

Imagem cedida pela ONG sueca UBV. Foto de Erik Gustavsson.

Todos contra a dengue
O que é dengue?
Dá pra erradicar a dengue?
Por que há mais dengue no Rio?
Como sei se estou com dengue?
Como tratar a dengue?
Como a dengue se espalha?
É grave essa tal dengue tipo três?
E a tipo 4?
Como acabar com o mosquito?