Diet ou light? Tire a dúvida

Por Ivone Ikeda Morimoto

"A partir de hoje, só entram alimentos diet e light na minha vida!", exclama sua amiga, certa de que isso é o melhor a fazer para perder peso. E lá vai ela ao supermercado, disposta a concretizar sua nova proposta de vida. Chega ao balcão de produtos dietéticos e escolhe bala diet, refrigerante diet, chocolate diet, biscoito integral, geleia diet, pão light e assim por diante. E qual o resultado? Menos dinheiro no bolso, pois os produtos dietéticos costumam ser mais caros que os comuns. E, na balança, poucos ou nenhum quilinho a menos.

Um dos motivos pelo qual essa estratégia não surte o efeito desejado é a falta de esclarecimento do real significado dos termos diet e light.

Diet se popularizou como sinônimo de alimento sem açúcar, mas, na verdade, é aquele formulado para atender a necessidades específicas de pessoas com diabetes, doença renal, problemas cardíacos, pressão alta ou outros problemas. Assim, além dos alimentos isentos de açúcar, os que não contêm sal, gordura ou colesterol também são classificados como diet. Isso quer dizer que nem todos os produtos diet têm baixas calorias. Complicado? Para simplificar, veja alguns exemplos:

Alimentos diet
(as marcas foram omitidas)
Calorias
Iogurte diet36 kcal por copo
Bala diet5 - 7 kcal por unidade
Chocolate diet184 kcal por tablete de 40 g
Chantilly diet80 kcal


Analisando-se esses exemplos, nota-se que o chocolate diet tem tantas calorias quanto o chocolate comum, pois, para manter a consistência sem o uso de açúcar, é necessária uma quantidade maior de gordura. Outro alimento que merece atenção especial é a bala diet. Existem balas comuns de menos de 5 - 7 kcal. Portanto, é puro engano pensar que balas diet não engordam! Essas balas foram feitas para pessoas que não podem consumir açúcar, e não para aquelas que desejam emagrecer.

Para completar, resta saber o que são alimentos light. Alguns produtos sofrem modificações na sua composição para reduzir calorias, açúcar, gordura saturada, colesterol ou sódio. Esses são os alimentos light.

Veja abaixo a tabela de comparação de alguns alimentos normais com alimentos light:

Alimento

NormalLight
1 xícara de chá de achocolatado pronto para beber220,4 kcal99,5 kcal
1 taça de gelatina59,2 kcal6 kcal
1 colher de sopa de maionese140 kcal70 kcal


Outros alimentos light:

Sal light: o sal normal é composto somente de cloreto de sódio, enquanto o sal light é uma mistura de cloreto de sódio com cloreto de potássio. Açúcar light: o açúcar (sacarose) é misturado com adoçante artificial para reduzir as calorias.



Analisando-se os quadros, verifica-se que a principal diferença entre diet e light é que, no primeiro, há eliminação total de algum componente do alimento, enquanto, no segundo, há menor quantidade de alguns componentes em relação ao alimento normal.

Para ver se de fato a troca do alimento tradicional pelo light ou diet vale a pena, leia atentamente o rótulo! No alimento diet, veja qual elemento foi eliminado. No alimento light, compare a tabela de calorias com a do produto convencional e analise se realmente há vantagens.

Entendido o verdadeiro conceito dos dois termos, voltemos àquela amiga que não obteve resultados esperados com os produtos diet e light. A primeira conclusão é que substituir um alimento normal por um diet ou light requer cuidado. A segunda é que apenas consumir produtos diet e light não garante perda de peso. A terceira é que, apesar de muitos desses alimentos conterem menos calorias que os comuns, é preciso prestar atenção na sua composição para utilizá-los corretamente. A quarta e última é que esses alimentos devem fazer parte de uma dieta equilibrada e de hábitos alimentares adequados. Para obter mais esclarecimentos, vale a pena consultar o artigo Receita para emagrecer!

   

 


Gisele Pontaroli Raymundo


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