Projeto Valorização da Língua Inglesa


Autor: Ricardo Pires Armada
1º ano do ensino médio
Disciplinas relacionadas: geografia/ história
EE Prof. Aroldo de Azevedo - São Paulo

Gostaria de relatar um trabalho que venho fazendo com meus alunos do primeiro ano do Ensino Médio da EE Prof. Aroldo de Azevedo, localizada no Jardim Planalto, São Paulo, SP.

Por uma série de fatores, nós, professores de Língua Inglesa, percebemos que nossos alunos não se sentem incentivados a aprender o idioma e isso acaba provocando um bloqueio que, se não for revertido, faz com que o professor também perca o incentivo para dar a sua aula.

A partir do exposto acima, passei a utilizar as reportagens de Veja e Nova Escola (presentes no site de Veja Educação) que tratam do ensino/aprendizagem da língua inglesa, o seu uso para emprego, negócios, viagens, turismo, lazer, etc.

Dividiu-se a sala em grupos e a cada um foi atribuída uma reportagem para que fosse exposta para o restante dos colegas em forma de seminário. Eles deveriam seguir as seguintes etapas:

- Numa primeira leitura, pesquisar o vocabulário desconhecido em português e inglês (os textos, na sua maior parte, são em português, mas sempre trazem algo em inglês) e escrever o significado ao lado da palavra.
- Na leitura seguinte, sublinhar os parágrafos principais de forma a obter a mensagem do texto. Esses parágrafos são escritos em forma de itens em um cartaz, e o aluno lê um por um para, em seguida, expor seu comentário e lançar perguntas para a sala, tentando provocar um debate sobre o assunto em questão.
- Conforme o texto, falar de algum recurso através do qual a aprendizagem do inglês seja mais proveitosa/prazerosa (textos para traduzir, letras de música, jogos, anúncios de emprego escritos em inglês, folhetos com propaganda de curso de línguas, etc.) e preparar ou trazer algo semelhante para desenvolver com os colegas no dia do seminário.

Posteriormente, essas atividades são por mim aproveitadas, servindo até mesmo como instrumento de avaliação. Clique aqui para ver algumas atividades.

Espero, com esse trabalho, estar promovendo a valorização da língua inglesa ao tentar tirar da cabeça deles a pergunta "por que estudar inglês se moramos no Brasil e nem o nosso idioma falamos direito?"

A receptividade dos alunos em relação a esse projeto é pequena por enquanto. O que mais fica neles é o medo do seminário, pois nem todos estão preparados para esse tipo de atividade, apesar da orientação prévia do professor. Uns o fazem satisfatoriamente e outros apenas lêem trechos da reportagem perante a sala. Sei que todo fruto se colhe aos poucos, mas só o fato de promover essa discussão já terá sido uma grande coisa. Agora cabe a mim acertar os passos em sala de aula, fazendo a minha parte.




Relatos anteriores
 


- Nossa turma na Internet

- Cada palavra uma história

- Xô, borboleta!

- Construindo juntos

- Jornal Mural

- Vivenciando um fato histórico

- Trabalhando o emocional e o social da criança

- Projeto Valorização da Língua Inglesa

- Testes avaliativos no futebol de campo

- Palavras que fazem a diferença

- Melhorando a auto-estima dos alunos

- Projeto Cidadania e Inclusão