ENEM 2001 - Prova comentada - Questão 54

=================

Os textos referem-se à integração do índio à chamada civilização brasileira.

I - “Mais uma vez, nós, os povos indígenas, somos vítimas de um pensamento que separa e que tenta nos eliminar cultural, social e até fisicamente. A justificativa é a de que somos apenas 250 mil pessoas e o Brasil não pode suportar esse ônus.(...) É preciso congelar essas idéias colonizadoras, porque elas são irreais e hipócritas e também genocidas.(...) Nós, índios, queremos falar, mas queremos ser escutados na nossa língua, nos nossos costumes.”
Marcos Terena, presidente do Comitê Intertribal Articulador dos Direitos Indígenas na ONU e fundador das Nações Indígenas, Folha de S. Paulo, 31 de agosto de 1994.

II - “O Brasil não terá índios no final do século XXI (...) E por que isso? Pela razão muito simples que consiste no fato de o índio brasileiro não ser distinto das demais comunidades primitivas que existiram no mundo. A história não é outra coisa senão um processo civilizatório, que conduz o homem, por conta própria ou por difusão da cultura, a passar do paleolítico ao neolítico e do neolítico a um estágio civilizatório.”
Hélio Jaguaribe, cientista político, Folha de S. Paulo, 2 de setembro de 1994.

Pode-se afirmar, segundo os textos, que

(A) tanto Terena quanto Jaguaribe propõem idéias inadequadas, pois o primeiro deseja a aculturação feita pela “civilização branca”, e o segundo, o confinamento de tribos.
(B) Terena quer transformar o Brasil numa terra só de índios, pois pretende mudar até mesmo a língua do país, enquanto a idéia de Jaguaribe é anticonstitucional, pois fere o direito à identidade cultural dos índios.
(C) Terena compreende que a melhor solução é que os brancos aprendam a língua tupi para entender melhor o que dizem os índios. Jaguaribe é de opinião que, até o final do século XXI, seja feita uma limpeza étnica no Brasil.
(D) Terena defende que a sociedade brasileira deve respeitar a cultura dos índios e Jaguaribe acredita na inevitabilidade do processo de aculturação dos índios e de sua incorporação à sociedade brasileira.
(E) Terena propõe que a integração indígena deve ser lenta, gradativa e progressiva, e Jaguaribe propõe que essa integração resulte de decisão autônoma das comunidades indígenas.


=================

Comentário questão 54

Em 1500, os portugueses chegaram ao território brasileiro. Desde então, começou um lento processo de aculturação dos indígenas. Nesse processo histórico, uma dentre tantas conseqüências foi a redução drástica da população indígena brasileira e da liberdade que possuíam dentro de nosso território. Hoje, mais do que em outras épocas, a questão indígena é discutida, como demostram as propostas de Marcos Terena e Hélio Jaguaribe.

Com uma atenta leitura do texto, percebe-se a discussão sobre a questão indígena e as propostas dos citados autores. Estas só são encontradas corretamente na alternativa "D".

Resposta: (D)

Qualquer dúvida sobre esta questão, consulte o professor on-line

=================



Para fazer o download da prova de 2001, clique aqui.
Formato pdf, 1,98MB, tempo estimado: 15min.
Para abrir o arquivo, você precisa do programa Acrobat Reader©
Se ainda não tem esse programa, clique aqui.
Se quiser mais informações sobre download,
clique aqui.

<< voltar | índice das questões | próxima >>

 

Fonte: INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. (www.inep.gov.br) Este órgão, ligado ao MEC, traz as informações oficiais sobre o Enem.

retornar para a página de ensino médio



 
 
 
Enem 2000
    ENEM
   Cidades onde 
haverá Enem
    Instituições que adotam o Enem
    Dados importantes
    Competências
e Habilidades
   Provas e gabaritos
   - 2001 comentada
   - 2000 comentada
   - 1999
   - 1998
    Estatísticas
do Enem 2000
    Perguntas mais freqüentes